O “Conciliando Saberes” é um programa de capacitação continuada voltado aos conciliadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Natal. O objetivo é aperfeiçoar o trabalho que já vem sendo realizado nas audiências de conciliação, porta de entrada de acesso da comunidade ao Judiciário. O programa tem início nesta sexta-feira (5), a partir do meio-dia, com debates sobre “A Política Consensual e a Ampla Discussão das Demandas no Judiciário”, no auditório do Complexo Judiciário, no Conjunto Potilândia, Zona Sul de Natal. O conteúdo será ministrado pela juíza coordenadora do Cejusc Natal, Arklênya Pereira, e a servidora do Centro, Elanne Canuto, instrutora dos cursos do Nupemec/TJRN.
O programa conta com encontros temáticos mensais, nos quais serão discutidos temas relevantes a respeito de política consensual e técnicas de manejo de conflitos, tais como comunicação não violenta, escuta ativa, empoderamento das partes e enfrentamento de situações de estresse em audiências.
Em cada encontro, haverá a participação de convidados com reconhecida experiência nos referidos temas para enriquecer a discussão e ampliar a prática dos conciliadores. A iniciativa é de responsabilidade das servidoras do Cejusc Natal, psicólogas Kátia Cristiane Bezerra e Emília Araújo, com apoio da Coordenação Geral dos Juizados Especiais do RN.
Fonte: TJRN
Fonte: post