A cerimônia de posse da nova diretoria da AMB, que aconteceu na noite desta quinta-feira (15), foi prestigiada por autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, presidentes de associações regionais de magistrados, além do Ministério Público e entidades de classe. A solenidade ocorreu em Brasília, no espaço Porto Vittoria. Confira os depoimentos de algumas personalidades presentes.
“É uma alegria estar na posse do juiz Jayme de Oliveira, uma pessoa muito dinâmica, de iniciativa, diálogo e construtora de pontes. Penso que a AMB estará muito bem com esta diretoria. Jayme é meu conterrâneo de São Paulo, e é uma alegria ver o estado de São Paulo mais uma vez ponteando à frente da AMB”.
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli
“Acredito que a magistratura brasileira hoje está em festa, com a posse de Jayme de Oliveira, um querido amigo que tem um programa fantástico para a AMB, principalmente neste momento de alta sensibilidade política pelo qual passamos. A pacificação entre os Poderes, a integração do Judiciário com o Executivo e o Legislativo há de ser feita no espaço mais breve possível porque a nação brasileira não pode suportar conflito entre aqueles que têm o dever, a obrigação de exercer com legitimidade e com atenção ao interesse público o mister de judicar, de legislar e de executar”.
Ministro João Otávio de Noronha, Corregedor Nacional de Justiça
“Além de ser um grande juiz, Jayme é um grande gestor, como demonstrou à frente da Apamagis. Vai agora assumir um posto que merece, agora em nível nacional, assim como muitos de seus antecessores da Apamagis também o fizeram, e vai honrar as posições que São Paulo sempre manteve no sentido de defender não apenas temas corporativos, pautas corporativas, mas, também, pautas institucionais, que são muito importantes neste momento nacional em que precisamos de lideranças novas, com ideias originais e que alvitrem saídas positivas para o nosso País”.
Ministro do STF, Ricardo Lewandowski
“Tenho a melhor expectativa possível. Conheço o juiz Jayme de Oliveira, agora presidente da AMB, há 25 anos, desde o tempo em que atuava pela Associação Paulista do Ministério Público, em São Paulo, e ele sempre atuando a favor da magistratura, dos juízes e da Justiça. Acompanhei a eleição dele para a Apamagis. Fizemos boas parcerias, eu como secretário de Segurança Pública e ele como presidente da Apamagis e, depois, como ministro. Tenho absoluta certeza de que o ministério da Justiça e a AMB vão andar juntos no que for melhor para a Justiça, no que for melhor para o Poder Judiciário, porque é sempre o melhor para a sociedade também”.
Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes
“Estou muito feliz ao participar desta solenidade de posse da nova administração, porque vivi todo processo eleitoral à frente da Comissão Eleitoral da AMB. Pudemos defender as regras das eleições, exigir o cumprimento e estimular os magistrados do Brasil a votarem. E sempre defendemos que quanto maior a participação dos magistrados no processo eleitoral, muito maior a representatividade daquele que hoje está assumindo. O juiz Jayme de Oliveira está recebendo essa delegação de toda a classe para bem representa-la. Então, estou feliz por estar participando deste momento histórico na vida da AMB”.
Desembargador e presidente da Comissão Geral Eleitoral da AMB, Roberval Belinati
“Uma nova gestão é sempre um motivo de expectativa, de esperança. Nós temos tido momentos difíceis na administração do Judiciário. Os nossos dirigentes da AMB têm feito um trabalho diuturno de combate àquelas iniciativas voltadas para enfraquecer o Judiciário e o Jayme, com certeza, tem toda condição de levar essa luta adiante. Trabalhamos para que o Judiciário seja cada vez mais forte e independente. Estamos confiantes de que Jayme e toda a equipe que foi eleita para o próximo triênio terá muito sucesso”.
Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Paulo Dimas
“É um momento de posse de uma nova diretoria, um momento de renovação, de novas energias. O Brasil está em transe, em crise. E é por isso que os juízes precisam estar unidos. E essa é uma festa de reencontro e de união de todas as chapas, acabou a eleição, trabalho”.
Ex-presidente da AMB, Nelson Calandra
“Tenho uma vida associativa muito longa. Já presenciei várias solenidades como essa, onde a diretoria da AMB se renova, mas sem deixar o compromisso com a magistratura de lado, de sorte que há uma expectativa muito grande com a eleição do nosso colega Jayme de Oliveira que, por certo, além de dar continuidade à administração do nosso colega João Ricardo, haverá de construir alternativas, construir pontes para que o relacionamento do Poder Judiciário com o Congresso Nacional e o Conselho Nacional de Justiça, enfim, com as instituições do País, que o relacionamento se fortaleça, torne-se respeitoso e produtivo. O Jayme é vocacionado para isto e não lhe faltam qualidades e atributos para desenvolver um trabalho que venha corresponder a expectativas da sociedade brasileira”.
Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União (Amajum), Edmundo Franca de Oliveira
“Estamos muito felizes e entusiasmados com a nova gestão que entra nos próximos três anos. O grupo está muito entusiasmado, empolgado e vamos trazer novos cursos em âmbito nacional e internacional”.
Diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Marcelo Piragibe
“Espero que o Jayme, com a personalidade conciliadora que lhe é característica, leve a bom termo estes três anos de administração, que certamente serão muito duros e que exigirão muito esforço de toda diretoria da AMB para conseguir manter a magistratura nacional no status de Poder Judiciário que ela é e não como querem fazer dela alguns membros de outros Poderes”.
Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), Roberto Guimarães
“Como toda a magistratura brasileira, as expectativas são imensas. Nós esperamos uma posição da magistratura nacional de uma forma mais comedida, talvez enfrentar a crise com outro foco, o foco da conversa, da negociação, e principalmente do dialogo. Não existe outro caminho senão esse”.
Vice-presidente de Prerrogativas, José Arimatéa
“Espero uma gestão democrática e participativa, com visitas mensais aos estados, para que possamos acompanhar as dificuldades e necessidades das associações regionais. Vamos aproximar e fazer uma interiorização e uma gestão participativa”.
Vice-presidente de Interiorização, Francisco Borges
“É com muita felicidade que participo dessa solenidade de posse do nosso colega Jayme de Oliveira na presidência da AMB. O Jayme é o capitão de um projeto de mudança, de melhoria para a magistratura nacional. É um movimento de unidade, de unificação, de conseguir trazer todos os segmentos da magistratura, os magistrados trabalhistas, federais, da Justiça dos Estados, para a AMB. O País vive um momento difícil político e economicamente. Mais do que nunca, nós precisamos de uma associação forte, determinada, que trabalhe com seriedade, responsabilidade”.
Coordenador da Justiça Estadual e presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Frederico Mendes Júnior
“Estamos aqui com a expectativa de que a AMB continue junto conosco nessa luta, que é uma luta que não é só da magistratura, mas é uma luta de todos, da própria sociedade brasileira, porque a sociedade precisa de um Judiciário independente, de um Judiciário forte, e, para isso, a Ajufe, a AMB, a Anamatra e as entidades do Ministério Público têm um papel importantíssimo”.
Presidente da Ajufe, Roberto Veloso
“É com muita honra que recebemos o presidente Jayme na Frentas e quero parabenizar a todos os juízes pela posse do novo presidente desejando a ele uma gestão profícua e de pleno êxito para a magistratura e para o sistema de justiça com um todo”.
Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Cavalcanti
Fonte: AMB
Fonte: post