Juizado do Torcedor discute medidas de segurança para próximos clássicos em Natal

Juizado do Torcedor discute medidas de segurança para próximos clássicos em Natal

O coordenador do Juizado do Torcedor, juiz Agenor Fernandes, reuniu representantes do ABC Futebol Clube, da Polícia Militar (BPChoque, Polícia Rodoviária Estadual e do 5º Batalhão PM), além da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), para discutir e avaliar as medidas tomadas para o clássico entre ABC e América, realizado no último dia 23 de julho, no estádio Frasqueirão. A reunião objetiva melhorar o esquema de segurança também para as próximas partidas.

Durante a avaliação das medidas tomadas, os representantes do BPChoque declararam que as providências adotadas surtiram efeito e houve sucesso na operação de segurança no dia do jogo. Entretanto, apontaram pontos que devem ser melhorados a cada jogo.

Propostas

Na reunião, foram discutidas propostas como a proibição da venda de ingressos no próprio estádio nos dias de jogos entre os dois clubes. Já para partidas com outros clubes, em que haja expectativa de público acima de 6 mil pessoas, os ingressos poderão ser vendidos no estádio até quatro horas antes da partida. Em casos de jogos da Seleção Brasileira ou de grandes clubes do Sul-Sudeste, também não haveria venda no estádio no dia do jogo. Foi definido que a autuação de cambistas nos dias de jogos será tema de reunião entre o coordenador do Juizado e a Polícia.

O BPChoque propôs ainda que sejam instaladas câmeras de filmagem em todos os módulos do estádio Frasqueirão para monitoramento das torcidas organizadas. Os integrantes da torcidas organizadas no estádio Frasqueirão e que constem de lista de gratuidade deverão ingressar no estádio com antecedência de uma hora e meia antes do jogo, não sendo permitida a entrada após esse horário.

Sobre as adjacências do Frasqueirão foi proposta a sinalização de proibição de estacionar, nas duas vias em frente ao estádio. Os ambulantes também deverão ser deslocados para outra área, a ser definida.

Foi definido também que os clubes deverão providenciar banheiros para todos os módulos nos estádios Frasqueirão e Arena do Dragão.

Recomendação

Após a reunião, o juiz Agenor Fernandes emitiu recomendação para que os clubes não cedam ingressos em módulos de “torcida mista” para membros de torcidas organizadas que estejam caracterizados como tal.

Para as próximas reuniões, deverão ser convidados também os representantes do Corpo de Bombeiros, o comandante do Policiamento Metropolitano da PM e representante da Polícia Rodoviária Federal (nos casos em que o jogo seja realizado na Arena das Dunas).

Fonte: TJRN

Fonte: post

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!