O Pleno do Tribunal de Justiça homologou nesta quarta-feira (02) o concurso de provas e títulos para o ingresso de juízes substitutos na magistratura estadual. O presidente da Corte Estadual de Justiça, desembargador Claudio Santos, disse durante a sessão administrativa que irá encaminhar requerimento ao Tribunal de Justiça do Estado (TCE) com a solicitação para realização de curso preparatório para 40 juízes, que será iniciado tão logo seja possível fazer a convocação dos aprovados. “A fase de recursos apresentados por candidatos insatisfeitos com o resultado terá de ser cumprida, antes disso”, salienta o presidente do TJ potiguar.
Claudio Santos informou aos demais desembargadores que a presidente da comissão organização dos concurso, juíza Sandra Elali, enviou relatório pormenorizado sobre o resultado final do certame. Cento e vinte candidatos foram aprovados entre 4462 pessoas que iniciaram o concurso. “A necessidade é urgente. Para se ter uma ideia, aqui [no TJRN], nas Câmaras Cíveis, por exemplo, temos uma demanda mensal que chega a uma média de 800 processos por mês”, apontou o presidente Claudio Santos.
Para o presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN), juiz Cleofas Coelho de Araújo Júnior, de imediato o ingresso de novos juízes na Justiça Estadual irá incrementar o quantitativo de sentenças e gerar a ocupação de comarcas vagas no interior. “Este é um momento de avanço porque encerra as etapas interna e administrativa do concurso, vai melhorar a situação de um quadro profissional que está defasado e abre caminho para melhorar a prestação jurisdicional no Estado”, acrescenta o dirigente da entidade de classe ao também enaltecer o trabalho dos colegas que compuseram a comissão organizadora do processo de seleção.
Fonte: TJRN
Fonte: post