Reinaugurada em março deste ano, a Casa da Justiça e Cidadania tem sido uma importante ferramenta do Poder Judiciário potiguar na prestação de serviços à população potiguar, sobretudo para aqueles que residem na região norte da cidade. Oferecendo assistência social, psicológica e jurídica, a unidade conclui 2019 com o montante de 18.655 atendimentos realizados, o que representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior.
Logo após a solenidade de reinauguração da CJC, houve a formalização e renovação de convênios com parceiros que atuaram no atendimento das pessoas da região. A Casa da Justiça e Cidadania é formada por um conglomerado de instituições que prestam, por intermédio do TJRN, serviços gratuitos para que a comunidade da zona norte não precise mais se deslocar ao outro lado da cidade.
A Assembléia Legislativa do Estado (ALRN), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) A Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS/RN), as universidades Estácio e Maurício de Nassau, Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica (ABMCJ/RN), PROCON e Oi, foram os poderes e instituições que se uniram na oferta de serviços de cidadania àquela região.
O parceiro que atingiu o número de atendimentos mais expressivo este ano foi o Tribunal Regional Eleitoral, ao total foram 11021 pessoas beneficiadas com o serviço eleitoral na área. Prezando pelo direito do consumidor potiguar, o PROCON, através da unidade, realizou 4866 atendimentos ao público da zona norte, a ALRN totalizou 574, Oi 457, ABMCJ 173, ADFAS 361, Estácio 518, Maurício de Nassau 148 e IBDFAM concluiu o ano 537 atendimentos na CJC.
Para a desembargadora Zeneide Bezerra, coordenadora do Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais do TJRN, a CJC é necessária devido à proporção populacional e a condição socioeconômica em que vivem muitos moradores da região:
“A importância da Casa da Justiça e Cidadania é vital. Nós sabemos que na zona norte tem quase 300 mil habitantes e o atendimento para aquelas pessoas que vivem ali, não só de advogados, mas também de psicólogos e assistentes sociais, faz com que eles não se movimentem de lá para o complexo judiciário ou fórum Seabra Fagundes. Quanto mais atendimentos nós tivermos, melhor para a população a população, por isso nós estivemos aí com os parceiros, fazendo um atendimento com dignidade e respeito para quase 19 mil pessoas que nos procuraram após março, quando houve a reinauguração da Casa da da Justiça e Cidadania”, salienta a magistrada.
A desembargadora ainda declarou que a perspectiva para o próximo ano é a realização de novas parcerias, para ampliar a oferta de serviços aos bairros da zona norte.
A Casa da Justiça e Cidadania funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Shopping Estação, na Avenida Dr. João Medeiros Filho, 2300 Potengi, Zona Norte de Natal.
Fonte: TJRN