Neste dia 27 de maio o Programa Caminhos da Justiça celebra 23 anos de atuação. Fundado pela juíza Lena Rocha, atualmente titular da 10ª Vara Criminal de Natal, a iniciativa pioneira no Brasil já atendeu mais de nove mil pessoas através dos dois projetos: de “Ressocialização” – voltado para os reeducandos e que oferece apoio psicológico e social e o “Cidadania Plena” – que abrange as pessoas da comunidade, sejam das famílias dos reeducandos ou não, com oferta de palestras, cursos de qualificação profissional, artesanato e serviços assistenciais inteiramente custeados pela coordenação do projeto. Com o slogan “Justiça e Comunidade trabalhando em favor da paz” o Caminhos da Justiça vem desenvolvendo um excelente trabalho na busca pela ressocialização dos apenados e harmonia social.
“Nosso trabalho teve início em uma época que não se falava em ressocialização”, lembra Lena Rocha. O Programa teve início na cidade de Mossoró (RN), meses depois de a magistrada ter ouvido de um jovem de 21 anos que se ele soubesse que a pena do crime que cometeu seria tão grande, não o teria feito. “Fui tocada profundamente por aquele rapaz que mostrava o desconhecimento da lei”, disse. A partir daquele momento, ela desenvolveu o projeto com foco em pessoas que estavam em liberdade provisória. Além de acompanharem palestras educativas para a não reincidência, eles passaram a ser assistidos por um psicólogo. De acordo com ela, há mais de 12 anos não há reincidência de crimes entre os participantes do Programa.
Dentre as ações que fazem sucesso, está a confecção de produtos artesanais, como toalhas de mesa e panos de pratos bordados, arranjos florais, entre outros. A venda dos produtos retorna em forma de alimentos, medicamentos e diárias para serviços comunitários. Dentre as recentes iniciativas destacamos a distribuição de álcool em gel para pessoas em situação de rua e agente de segurança pública e a confecção de máscaras de tecido. Quem tiver interesse em adquirir os artigos produzidos, pode entrar em contato com Andrea Rocha através do tel (84) 98811-9316.