O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, enviou ao presidente do TJRN, desembargador João Rebouças, um ofício elogiando o trabalho desenvolvido pela magistrada potiguar Lena Rocha e o seu Programa Caminhos da Justiça e solicitou que o voto de louvor seja registrado em sua ficha funcional.
O Programa Caminhos da Justiça foi fundado há 23 anos pela juíza Lena Rocha, atualmente titular da 10ª Vara Criminal de Natal. A iniciativa pioneira no Brasil já atendeu mais de nove mil pessoas através dos dois projetos: de “Ressocialização” – voltado para os reeducandos e que oferece apoio psicológico e social e o “Cidadania Plena” – que abrange as pessoas da comunidade, sejam das famílias dos reeducandos ou não, com oferta de palestras, cursos de qualificação profissional, artesanato e serviços assistenciais inteiramente custeados pela coordenação do projeto. Com o slogan “Justiça e Comunidade trabalhando em favor da paz” o Caminhos da Justiça vem desenvolvendo um excelente trabalho na busca pela ressocialização dos apenados e harmonia social.
Durante a pandemia os reeducandos atendidos pelo programa fizeram diversas ações sob a coordenação da magistrada Lena Rocha, dentre elas a distribuição de máscaras e álcool em gel para pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e agentes de segurança pública, bem como populares na Zona Norte da cidade, no Centro e no Alecrim. Outras ações de conscientização envolvendo o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul” para alertar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde também foram desenvolvidas. Embora seja uma iniciativa de apoio aos reeducandos, egressos do sistema prisional, o “Caminhos da Justiça” está sempre atento à prestação de serviços à comunidade.
O juiz Herval Sampaio, presidente da Amarn e vice-presidente de integração da AMB, agradeceu a publicização da ofício do Ministro por parte do Tribunal na sessão do pleno realizada nesta quarta-feira (18). “É uma imensa alegria para a Amarn ver um trabalho tão importante desenvolvido pela nossa associada ser reconhecido, ficamos orgulhosos e parabenizamos a Dra Lena Rocha”.