Acordos tecnológicos são firmados pelo Conselho Nacional de Justiça

Acordos tecnológicos são firmados pelo Conselho Nacional de Justiça

O presidente da AMB, João Ricardo Costa, participou na tarde desta terça-feira (14) da assinatura de acordos de cooperação técnica entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4). A cerimônia aconteceu em Brasília e tem como objetivo unir a tecnologia à tramitação de documentos permitindo a otimização da gestão e a celeridade da Justiça.

O primeiro termo, firmado entre CNJ, TST e CSJT, aborda a implantação do novo software do Processo Judicial Eletrônico (PJE). O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, destacou que o PJE atualmente é adotado por cerca de 50% dos tribunais trabalhistas do Brasil e que a implantação demonstra o posicionamento de modernização da magistratura com projetos e propostas tecnológicas.

“É um caminho de integração e diálogo com tribunais e diferentes ramos da Justiça, com os colegas e associações de magistrados. Temos um futuro promissor”, pontuou Lewandowski.

Para o presidente da AMB, João Ricardo Costa, o PJE é um parceiro da Justiça para a atualização de informações em tempo real, valorização de decisões internas, e melhoria na gestão de recursos, além de mais organização e segurança. Ele também lembrou que a Escola Nacional de Magistratura (ENM), da AMB, realizou curso sobre o tema na primeira semana de junho. “Buscamos a familiarização do magistrado a conceitos técnicos e suas aplicações dentro da forma do Direito”, destacou.

Na oportunidade também foi firmada parceria entre o CNJ e o TRF 4 para a cessão de direito dos seguintes softwares: Sistema Eletrônico de Informações (SEI); Sistema de Recursos Humanos (SERH); Sistema de Gestão Administrativa e Financeira (Geafin); e Código-fonte do editor do sistema eProc (Editor).

Além do ministro Ricardo Lewandowski, assinaram os acordos o presidente do TST e do CSJT ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho; e o presidente do TRF 4, desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado.

Fonte: AMB

Fonte: post

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!