A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e suas afiliadas se reuniram na tarde desta terça-feira (27) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, para conhecer os eixos de gestão do ministro e falar sobre os pleitos da magistratura. Fux afirmou que a prioridade de sua gestão é a valorização da magistratura.
A presidente da AMB, Renata Gil, falou sobre as bandeiras da entidade como as eleições diretas para os presidentes dos tribunais, em que toda a classe possa votar; a Resolução 219 do CNJ e a bandeira magistratura para magistrados, que defende que os juízes de carreira ocupem a maior parte das cadeiras do STF e cortes superiores. No encontro virtual, os presidentes das associações puderam falar diretamente sobre suas preocupações para Fux.
O juiz Herval Sampaio ressaltou a necessidade de que para haver a respeitabilidade judicial da sociedade com relação à função judicante, a justiça digital implementada na gestão do Presidente Fux precisa de estruturação do primeiro grau e esta regra geral já é bem regular na Justiça Federal e Trabalho. Infelizmente na Justiça Estadual ocorre o contrário, justamente porque a Resolução 219 do CNJ não vem sendo cumprida pelos Tribunais de Justiça, o que foi pleiteado pelo Presidente da AMARN e Vice-Presidente de Integração da AMB como forma de viabilização da eficiência da prestação jurisdicional, pois aqui no RN, por exemplo, 90% das demandas estão no primeiro grau e somente 40% dos recursos orçamentários nesse grau jurisdição, logo o devido equilíbrio dessa relação deve ocorrer urgentemente como meio para consecução desse importante direito fundamental do povo brasileiro.