Campanha #SomosTodosJuízes recebe apoio do Conselho de Tribunais de Justiça

Campanha #SomosTodosJuízes recebe apoio do Conselho de Tribunais de Justiça

O 107º Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça teve início nesta sexta-feira (10), na cidade de Fortaleza, Ceará. O evento foi palco do lançamento da campanha#SomosTodosJuízes, apresentada aos presidentes dos Tribunais de Justiça e magistrados de diversos estados do País.

O presidente da AMB, João Ricardo Costa, falou sobre o desafio de levar a principal mensagem da campanha a todos os cantos do Brasil: “Queremos que a sociedade reflita sobre o quanto é importante fazermos escolhas responsáveis, combatermos as pequenas transgressões e de como podemos contribuir para grandes transformações”, explicou.

Durante o evento, João Ricardo apresentou o projeto “Juiz por um Dia”, uma importante ação da campanha que será realizada no segundo semestre deste ano e contará com a parceria dos TJs. “Esse projeto pretende levar crianças de escolas públicas, entre 7 e 10 anos, para saber como funciona um tribunal, conhecer as atividades que são desempenhadas por todos os servidores. Nessa ação, as crianças também poderão acompanhar um julgamento simulado para vivenciar de perto a experiência do Judiciário”, adiantou.

O presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, Pedro Bittencourt, de Minas Gerais, elogiou a campanha e ressaltou a importância de iniciativas como essa para aproximar o Judiciário da sociedade.

Planejamento e Mediação

Durante as palestras da manhã, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, falou sobre o processo de gestão estratégica no Poder Judiciário e destacou a necessidade de uma nova visão por parte da magistratura para o bom funcionamento da Justiça. “Não há uma receita de bolo para todos os problemas, cada tribunal tem suas peculiaridades. Mas é necessário pensar de forma a possibilitar a devida gestão do Judiciário. A magistratura precisa trabalhar de forma planejada. Precisamos revisar e rediscutir a Justiça”, afirmou.

O ministro do STJ Marco Aurélio Belizze também foi um dos palestrantes e destacou a importância da mediação. Belizze apresentou a metodologia Mediação a Distância, um projeto desenvolvido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Programação

A solenidade de abertura da 107º Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça teve início na noite desta quinta-feira (9), durante um jantar de boas-vindas para convidados no Palácio da Abolição.

A ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), é um dos nomes confirmados na programação vespertina. O presidente do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), Jones Figueiredo, também compõe a grade de palestras.

Fonte: post

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!