O desembargador Expedito Ferreira de Souza, que assume hoje (5) a Presidência do Tribunal de Justiça do RN, declarou à imprensa que a valorização de servidores e magistrados será prioridade em sua gestão, tendo por foco o aumento da produtividade da Justiça Estadual. “Vamos atacar todos os gargalos da Justiça do Rio Grande do Norte”. Ele frisou que sua gestão terá uma marca própria.
Durante a entrevista coletiva, o desembargador falou também sobre a elaboração do projeto de uma Nova Lei de Organização Judiciária. Além disso, a gestão deverá formular um redimensionamento da força de trabalho entre os diversos órgãos componentes do 1º grau de jurisdição. Expedito Ferreira explicou que esse trabalho será baseado em diagnóstico feito pela Universidade Federal do RN, na qual foi analisada a demanda processual em todas as comarcas do Estado desde o ano 2000, projetando a quantidade de novos processos até o ano de 2026.
Como forma de valorização, Expedito Ferreira anunciou a elaboração, no prazo de 60 dias, de uma minuta de Projeto de Lei prevendo a data base para reajuste dos servidores, antiga reivindicação da categoria. Também serão elaborados estudos para a reformulação do Plano de Cargos e Salários dos Servidores do Judiciário Potiguar.
O novo presidente do Poder Judiciário potiguar ressaltou que a gestão será pautada pelo diálogo com juízes, desembargadores e serventuários, posição a ser seguida também em relação aos demais Poderes.
Fonte: TJRN
Fonte: post