A palestra de abertura do VII Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), na sexta-feira (24), em Foz do Iguaçu (PR), foi proferida pelo presidente do STF e do CNJ, Dias Toffoli, que destacou o papel e a competência dos juízes eleitorais. Já na conferência de abertura, conduzida pelo professor e historiador Leandro Karnal -com o tema “Os desafios da Magistratura no século XXI”. Karnal destacou a evidência da atuação do Judiciário em uma sociedade hoje marcada pela ascensão de desafios diários impostos pela velocidade dos fatos e o avanço tecnológico, que impactam o modo de agir, pensar e se relacionar.
Temas como a democratização da escolha dos dirigentes dos tribunais; a Segurança no Poder Judiciário – que contou com a palestra do ministro do STF Alexandre de Moraes e teve o ministro Joel Ilan Paciornik do STJ presidindo a mesa; Fake News e Redes Sociais; Reforma da Previdência e a aplicação da inteligência artificial no Poder Judiciário foram abordados nos painéis do Enaje, que também contou com o lançamento das obras “Manual Prático da Vara dos Registros Públicos – Roteiros, Procedimentos, Despachos e Sentenças” e da 2º edição do livro “Lavagem de Dinheiro”.
O ministro Luiz Fux, vice-presidente do STF, proferiu a palestra de encerramento sobre a “Análise Econômica do Direito”, e defendeu uma Magistratura independente e valorizada. Conhecido como o maior evento da Magistratura estadual, o Encontro deste ano reuniu centenas de magistrados em torno do tema “A Magistratura na sociedade brasileira – entre o real e o ideal”.