O 2º Encontro dos Magistrados do RN, realizado na manhã de hoje (11), na Escola da Magistratura do RN, foi finalizado com o lançamento do portal GPS-JUS, ferramenta digital que irá permitir a consulta unificada aos dados estatísticos da Justiça Estadual potiguar, de modo a auxiliar os juízes e servidores na gestão dos acervos processuais de suas unidades judiciárias. A apresentação do sistema, que unifica dados de três sistemas com informações de seis bases de dados, foi feita pela secretária de Gestão Estratégica, Karine Symonir.
O GPS-JUS irá permitir o acompanhamento das estatísticas e da produtividade das unidades judiciárias e de cada magistrado, possibilitando a gestão processual e a elaboração dos relatórios gerenciais de produtividade de 1º e 2º graus.
Segundo Karine Symonir, o objetivo foi de desenvolver uma plataforma acessível e com informações úteis, que possam ser usadas diariamente pelos juízes e desembargadores na gestão de suas unidades. O GPS-JUS irá disponibilizar para consulta direta informações e estatística que antes precisavam ter sua coleta solicitada a Secretaria de Gestão Estratégica ou a Corregedoria Geral de Justiça.
Em sua exposição, a secretária apresentou as funcionalidades do sistema, como a possibilidade de geração de diversos tipos de relatórios estatísticos e gráficos a partir do cruzamento de dados e uso de filtros diversos. A partir dessas variáveis, o usuário poderá obter quantitativos de processos e saber quais são esses processos.
A nova ferramenta é do tipo Business Intelligence (BI) e contribuirá para aperfeiçoar o processo de tomada de decisões no Judiciário estadual. Com ela, serão eliminadas as diferenças entre dados que são informados por ferramentas anteriores utilizadas pelo TJRN e as estatísticas geradas pelo “Justiça em Números”, do CNJ.
Outra vertente positiva da ferramenta é possibilitar consulta mais exata em vários filtros, como assunto pesquisado, varas, demandas julgadas, demandas arquivadas, dentre outras análises comparativas, expostas em gráficos atualizados automaticamente.
O GPS-JUS também traz informações como manuais, glossários de metas e das Tabelas Unificadas Processuais e vídeos tutoriais.
A expectativa é de que a ferramenta esteja disponível para todos os magistrados e servidores do Judiciário a partir do início de 2018. Inicialmente, os dados apresentados pelo GPS-JUS serão atualizados semanalmente.
Fonte: TJRN