Como resultado dos debates realizados durante toda esta quinta-feira (14), o fórum “Diálogos Congresso em Foco”, realizado em Brasília, aprovou um documento reunindo propostas de mudanças na gestão do Estado e na economia para enfrentar a crise pela qual passa o Brasil. O presidente da AMB, João Ricardo Costa, coordenou os trabalhos dos grupos de discussão que originaram o documento.
“Buscamos reunir aqui, de forma mais plural possível, os pontos abordados nas áreas de política, economia e anticorrupção. Nem sempre houve consenso sobre os encaminhamentos, mas o documento é o resultado de uma construção coletiva e democrática”, afirmou João Ricardo, que mediou, durante toda a tarde, a plenária onde participaram parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil.
O fundador do Congresso em Foco e idealizador do evento, Sylvio Costa, disse que “a gravidade da crise abalou a confiança da população na política” e que o documento resultante do fórum é um “esforço no sentido de oferecer um conjunto de contribuições” para que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal possam resgatar essa confiança.
Trecho do documento diz que “a dimensão da instabilidade dá sinais de que o caos seja mais estrutural do que momentâneo, motivado por um acúmulo de erros do passado e pela persistência de vícios do presente”. Por fim, a carta apresenta a sistematização de propostas anticorrupção e contra as crises econômica e política.
Além de pesquisadores, gestores de políticas públicas e representantes dos principais segmentos sociais, estiveram presentes nos debates os senadores Cristovam Buarque (PPS-DF) e Ana Amélia (PP-RS) e os deputados Luiz Couto (PT-PB), Mendes Thames (PV-SP), Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), Marcus Pestana (PSDB-MG), Cláudio Cajado (DE-BA), Carlos Mannato (SD-ES) e Renata Abreu (PTN-SP).
A AMB foi uma das instituições realizadoras do evento, que contou ainda com a presença do assessor da presidência da associação José Carlos Kulzer e do presidente da Amapi, Leonardo Trigueiro.
Para conferir a íntegra do documento clique AQUI.
Fonte: AMB
Fonte: post