O VIII Encontro da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública da Criança e do Adolescente do Estado do Ceará está acontecendo durante os dias 31 de agosto e 1º de setembro, na sede do Tribunal de Justiça do Ceará, com a presença de juízes, promotores de justiça, defensores públicos e técnicos de todo país.
A primeira palestra do evento foi ministrada pelo juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal, José Dantas de Paiva, que abordou o tema “Experiências de Regionalização da Justiça Infantojuvenil e a Importância das Equipes Técnicas Interdisciplinares”. O Rio Grande do Norte é o terceiro estado da federação a implantar a regionalização da jurisdição da infância e da juventude. Somente o Rio Grande do Sul e Pernambuco já haviam implementado essa experiência no país e, juntamente com o RN, estão servindo de parâmetro para os outros estados.
“O objetivo da regionalização da justiça é qualificar e agilizar a prestação jurisdicional, com especialização do atendimento. É uma tendência nacional”, explicou o juiz José Dantas, um dos responsáveis pela iniciativa da regionalização.
Fonte: TJRN