Juiz Raimundo Carlyle lança livro sobre controle jurisdicional dos poderes de investigação das CPIs

Juiz Raimundo Carlyle lança livro sobre controle jurisdicional dos poderes de investigação das CPIs

Fonte de estudo e pesquisa para iniciados, estudiosos do tema e profissionais experimentados na área jurídica, sobretudo no meio da atuação parlamentar. Com esta linha condutora, o juiz Raimundo Carlyle de Oliveira Costa lançou o livro “Controle Jurisdicional dos poderes de investigação das Comissões Parlamentares de Inquérito”, disponível na Amazon no formato eBook Kindle. O título foi publicado pela editora Dialética e traz em suas 142 páginas, voltadas ao público versado na área judiciária e também para aqueles leitores que desejam conhecer mais sobre o funcionamento das CPIs.

O controle exercido pela Justiça sobre os poderes de investigação dessas comissões não ocorre apenas por intermédio dos instrumentos processuais cabíveis, como é o caso do habeas corpus e do mandado de segurança. A primeira edição da obra está disponível desde 31 de agosto.

Estudantes de direito é outro público que deve se interessar pelo trabalho doutrinário do magistrado, que dedica parte do livro ao estudo dos aspectos constitucionais como a garantia que a Carta Magna proporciona à inafastabilidade do controle constitucional.

O autor trata mais à frente do princípio da livre apreciação das provas e temas tão importantes como o contraditório e a ampla defesa, licitude e a legitimidade das provas, além da motivação das decisões judiciais.

Há todo um segmento do livro dedicado a esmiuçar o tema proposto como motor do trabalho de estudo jurídico, elaborado pelo juiz, com mais de três décadas dedicadas à atividade da magistratura.

Carlyle adentra ao universo das provas, seu objeto, classificação, meios, ônus, finalidade e o procedimento probatório. Em um país onde as CPIs ganharam uma dimensão presente no cotidiano dos cidadãos, quando se tornou instrumento da democracia e expressão do poder parlamentar, o livro consiste em um instrumento de estudo permanente sobre o tema.

Além da atividade de doutrina na área jurídica, o autor tem sólida formação acadêmica, mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará, MBA em Gestão Judiciária (FGV-Rio) e atua como preceptor nos cursos de Formação Inicial de Magistrados na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn). Atualmente, o juiz de Direito é titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Natal.

O magistrado também é autor dos livros “Temas de Direito”, “Desafios ao Direito no Século XXI” e “A Reinvenção do Judiciário”, lançados pela editora Scortecci.

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!