A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou na manhã desta segunda-feira, 7, uma Sessão Solene em alusão ao primeiro ano de atuação do projeto “Maria da Penha vai às Escolas”, proposta pelo deputado Dison Lisboa, do PSD.
O projeto “Maria da Penha vai às Escolas” tem como objetivo orientar alunos das escolas públicas estaduais sobre igualdade de gênero e o funcionamento da Lei Maria da Penha, além de atuar na colaboração do combate à violência doméstica e sexista contra as mulheres.
Pesquisa realizada pelo Datafolha, encomendada pelo fórum brasileiro de segurança pública, mostra que no ano de 2016, 503 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora no país. O dado representa 4,4 milhões de brasileiras (9% do total das maiores de 16 anos). Se contabilizadas as agressões verbais, o índice de mulheres que se dizem vítimas de algum tipo de agressão, no ano passado, sobe para 29%.
A solenidade foi marcada por várias homenagens a mulheres potiguares com destacados serviços em favor dos Direitos da Mulher.
“É com muita honra que nosso mandato homenageia nesta manhã solene as representantes potiguares que desenvolvem trabalhos e atuam na área de enfrentamento aos vários tipos de violência contra as mulheres. Por meio desta Casa Legislativa, eleva-se gratidão e confirma-se a importância do brilhante papel desempenhado pelo projeto ‘Maria da Penha vai às Escolas’, cujos benefícios são grandiosos frente ao pouco tempo de implantação das atividades realizadas pelo projeto”, disse Dison Lisboa.
Entre as homenageadas, a juíza do TJRN Fátima Soares, da Vara de Família e com importante atuação na coordenadoria estadual do Poder Judiciário em defesa das mulheres; além da deputada estadual Cristiane Dantas, a defensora pública estadual Francisca Moreira Passos, Sheila Maria Freitas de Souza Fernandes e Melo; secretária de Segurança e Defesa Social do RN e representantes de outros órgãos.
Assessoria de Imprensa/AMARN