O Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Natal deu início nesta terça-feira (29), ao mutirão de conciliação com processos envolvendo as empresas AleSat e Ativos. As audiências estão acontecendo no Complexo Judiciário, em Potilândia. O juiz José Herval Sampaio Júnior, coordenador estadual do Cejusc, avaliou positivamente o início das conciliações. “O resultado foi muito bom, quando já temos 80% de acordos realizados somente nesse primeiro dia”, comemorou. O juiz salienta que apenas ontem foram fechados acordos que somam R$ 3,5 milhões.
O coordenador do Cejusc destaca a importância desse tipo de ação promovida pela Justiça para implantar junto às empresas e pessoas uma cultura consensual. “Nós estamos implantando um novo modelo em nossa sociedade, que é a substituição do modelo de uma cultura adversarial para uma cultura consensual. Ou seja, estamos saindo de uma cultura do perde-ganha, para uma cultura do ganha-ganha”, esclareceu.
Contudo, Herval Sampaio explica que em muitos dos casos com empresas, os conflitos envolvem somas milionárias ou empresas que já não existem mais, o que dificulta a conciliação.
As tentativas de conciliação seguem nessa quarta-feira (30), quando novamente serão realizadas audiências com processos da AleSat e com a empresa Ativos. Os processos são oriundos de Varas Cíveis e Juizados Especiais da comarca de Natal.
Fonte: TJRN
Fonte: post