A turma dos 40 novos juízes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte realizou na manhã de hoje (4) uma visita à sede do Judiciário Potiguar, quando acompanharam a sessão de julgamento do Pleno e conheceram o funcionamento do TJRN e das secretarias que compõem o Tribunal. A atividade faz parte do 3º Curso de Formação Inicial de Magistrados do RN. No auditório do TJ, os novos magistrados receberam explanações sobre o funcionamento da Vice-Presidência, Presidência e seus órgãos auxiliares e as secretarias existentes no organograma do Tribunal.
O vice-presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia, abriu o encontro dando boas-vindas aos novos integrantes do Judiciário potiguar. “Esse momento é muito importante para que vocês tenham ideia da estrutura administrativa do Tribunal. A partir disso vocês vão ter uma noção de como funciona, das nossas deficiências e como superamos estes desafios”, ressaltou.
Após a abertura, o juiz auxiliar da Vice-Presidência Diego Cabral, assumiu a coordenação da mesa e explicou as funções de sua unidade. Em seguida, os juízes auxiliares da Presidência, Bruno Lacerda, Ticiana Nobre e Seráphico Nóbrega, expuseram suas funções, tratando da Divisão de Precatórios e da direção administrativa e jurídica.
Posteriormente, o juiz Herval Sampaio, coordenador estadual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), tratou da importância da atividade de conciliação e mediação na atuação da magistratura.
Setores do TJRN
As secretarias do Tribunal de Justiça também participaram da aula abordando os serviços oferecidos e como estes se aplicam aos juízes de 1º grau. O secretário geral Fernando Jales ressaltou como funciona a Secretaria Geral e como ela planeja e dirige e parte administrativa e todas as outras secretarias. A Secretaria de Orçamento e Finanças, dirigida por Luciana Targino, expôs as atividades desenvolvidas e o funcionamento das questões técnicas relacionadas ao orçamento do TJRN.
O chefe de gabinete da Secretaria de Administração, José Dias, e a servidora do setor de Recursos Humanos, Tereza Rego, detalharam o trabalho desenvolvido pelas duas áreas e sanaram dúvidas relacionadas a procedimentos específicos que são realizados durante o desempenho da função de magistrado.
A secretária de Comunicação Social em substituição, jornalista Andréia Ramos, mostrou os serviços prestados pelo setor em atendimento à imprensa, produção de notícias, programas de Rádio e TV e atuação nas redes sociais.
A titular da Secretaria Judiciária, Walteíze Barbosa, explicitou a atividade desenvolvida na secretaria e ressaltou como funciona o relacionamento com o 1º grau. Por fim, o secretário de Tecnologia da Informação, Gerânio Gomes, falou da estrutura da secretaria e tirou eventuais dúvidas referentes ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e demais sistemas.
Visitas
“As aulas são muito boas porque estão focadas na parte prática da atuação jurisdicional focando a eficiência e presteza que temos que levar a população”, ressaltou a magistrada Luara Rosado. Para ela, é importante esse contato com a sede do TJRN. “É primordial esse conhecimento porque estamos tendo acesso ao funcionamento de cada área do Tribunal e entendendo como será desenvolvida a atividade perante o 2º grau”, finalizou.
Para a juíza Sandra Elali, coordenadora do Curso de Formação Inicial, essas visitas são muito importantes. “Essas visitas dirigidas são atividades obrigatórias do curso e elas também serão realizadas a outros órgãos do sistema de Justiça, como o TRE e a Procuradoria”, observou a magistrada.
Fonte: TJRN
Fonte: post