A procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte Iadya Gama Maio lançará nesta sexta-feira, 17, o livro “Pessoa idosa dependente: Políticas Públicas de Cuidados Intermediários ao Idoso no Brasil e a Atuação do Ministério Público”. O livro é fruto da tese de doutorado junto a Faculdade de Saúde Pública da USP, sob a orientação da professora Helena Akemi Wada Watanabi, e já está disponível no site da Juruá Editora.
O envelhecimento populacional e o aumento da incapacidade funcional e da dependência das pessoas idosas constituem tendência mundial, cada vez mais presente nas agendas políticas e sociais de vários países como um risco social a ser enfrentado. Nesse sentido, o livro traz uma abordagem investigativa acerca do envelhecimento populacional nas sociedades contemporâneas e sobre a responsabilidade pelo cuidado em diferentes países. Apresenta uma análise das opções de políticas assistenciais voltadas à pessoa idosa, existentes no Brasil, e, ainda, o papel institucional do Ministério Público (MP) como fomentador de políticas públicas e garantidor dos direitos sociais dessa parcela da população.
A autora é doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, mestre em Direito Constitucional, pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) e em Gerontologia Social, pela Universidade Autônoma de Madri/Espanha.
“A mensagem que gostaria de passar para a soceidade é no sentido de de que o envelhecimento ainda não está sendo objeto de políticas públicas efetivas, principalmente em relação aquele idoso dependente, com dificuldades em desenvolver suas atividades diárias, e que necessita de um terceiro para lhe auxiliar”, disse a procuradoa Iadya Gama Maio.
O lançamento será realizado a partir das 11 horas na sede da Procuradoria Geral de Justiça, ao lado da Esmarn em Candelária.
Assessoria de Imprensa/AMARN
Fonte: post