O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (26) o substitutivo do senador Roberto Requião (PMDB-PR) ao Projeto de Lei do Senado (PLS 85/2017) que altera a definição dos crimes de abuso de autoridade. Também foi aprovada por unanimidade em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2013, que extingue o foro privilegiado.
A AMB atuou intensamente no Congresso para que a independência dos juízes no exercício das suas funções não fosse prejudicada. A entidade reconhece os avanços alcançados no texto aprovado fruto do trabalho da magistratura. “O projeto original PLS 280/2016 trazia grandes prejuízos para a independência da magistratura, como o crime de hermenêutica e também a ação penal privada”, afirmou o presidente da entidade, Jayme de Oliveira.
Segundo Jayme de Oliveira, o texto ainda precisa de aperfeiçoamento, especialmente em relação à exclusão da criminalização das prerrogativas do advogado. Com a aprovação, o projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Sobre o foro privilegiado, a AMB fará uma pesquisa no site junto aos associados sobre o assunto. Antes da votação em segundo turno, a PEC 10/2013 passará por três sessões de discussão.
Fonte: AMB
Fonte: post