O juiz Herval Sampaio, presidente da Amarn, tomou posse na noite desta quarta-feira (11), em cerimônia realizada na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, no cargo de vice-presidente de integração da Associação dos Magistrados Brasileiros – maior entidade nacional de representação dos juízes.
O evento contou com a presença de integrantes do Judiciário, Executivo e Legislativo, além de presidentes de associações regionais e membros da diretoria da AMB. Fizeram parte da mesa, além de Jayme de Oliveira – que transmitiu o cargo- e Renata Gil, os ministros Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça; Francisco Camelo, do Superior Tribunal Militar (STM); o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro; o subprocurador da República, Carlos Vilhena; e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.
Do Rio Grande do Norte, participaram também da cerimônia os juízes Bruno Lacerda, Bruno Montenegro, Welma Menezes e os ministros do STJ Luís Alberto Gurgel de Faria e Marcelo Navarro. Compondo a chapa da presidente Renata Gil, primeira mulher a ocupar este cargo desde a criação da Associação a 70 anos, Herval Sampaio continuará à frente da Associação dos Magistrados do RN – AMARN. “A responsabilidade aumenta e tenho total consciência disso, porém sei que, mais uma vez, terei o apoio de todos nessa nova empreitada e a votação esmagadora demonstra o acerto de nossas ações e os desafios vindouros não nos amedrontam, pois nossa Presidente eleita e sua nova diretoria, saberão com firmeza, altivez e principalmente, independência, superar da melhor forma possível”.
Primeira Reunião da nova diretoria
O presidente da Amarn e recém empossado vice-presidente de integração, juiz Herval Sampaio, participou nesta quinta-feira (12) da primeira reunião do Conselho Executivo da nova gestão, em Brasília. A nova presidente, Renata Gil, deu as boas-vindas ao colegiado e desejou um bom trabalho a todos. “Temos um compromisso grande, vamos trabalhar substancialmente pela valorização e unidade da Magistratura, pela independência do Judiciário e atuar na defesa das prerrogativas”, afirmou.
Durante a reunião foi apresentado o plano de ação da entidade para o triênio 2020-2022, tendo como foco temas como permuta, democratização interna do Judiciário, inteligência artificial, autonomia dos tribunais e trabalho de interlocução com os demais Poderes. De acordo com a nova presidente, o programa deve resultar no fortalecimento de cada uma das Justiças e de todos os integrantes da Magistratura.