TJRN promove evento com magistrados nesta segunda (20) para apresentar ações da gestão

TJRN promove evento com magistrados nesta segunda (20) para apresentar ações da gestão

Modernização da Lei de Organização Judiciária, Institucionalização da Secretaria Unificada, Ações da Corregedoria Geral de Justiça e Investimentos no Judiciário Potiguar são alguns dos temas em debate durante o 1º Encontro Estadual dos Magistrados do Rio Grande do Norte, que acontece nesta segunda-feira (2), a partir das 8h30, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), no Tirol. Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Expedito Ferreira, este é o momento para o diálogo, o debate e a troca de ideias a respeito das prioridades da atual gestão do Poder Judiciário para melhorar a prestação de serviço à população e fortalecer a estrutura da Justiça Estadual no primeiro grau.

O desembargador Expedito Ferreira assumiu a Presidência do TJ potiguar trabalhando com o aumento da quantidade de processos na Justiça norte-rio-grandense. Com vistas a esta realidade, um dos pontos altos do encontro é o painel dos professores Francisco de Assis Medeiros da Silva e Eduardo Henrique Silveira de Araújo. Eles vão falar a respeito da “Análise Retrospectiva e Prospectiva da Demanda Processual e Classificação de Comarcas do TJRN”.

Este estudo a ser apresentado pelos dois docentes envolveu a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Escola da Magistratura (Esmarn) e o Tribunal de Justiça aponta os cenários de atuação do Judiciário estadual para os próximos anos. O presidente do TJ destaca este trabalho como um fornecedor de informações importantes para o direcionamento das ações do Judiciário para se preparar para conciliar o aumento da quantidade de processos com o aumento da produtividade, julgando mais e melhor e avançando na qualidade do serviço prestado à população.

Confira a programação do turno da manhã:

  1. Des. Expedito Ferreira (Presidente) – Abertura – 9h

  2. Des. Amaury Moura – Comissão Especial de Atualização e Modernização da LOJ – 9h20

  3. Des. Cornélio Alves – Comissão Temporária para elaboração do projeto de institucionalização da Secretaria Unificada – 9h40

  4. Desa. Zeneide Bezerra – Ações da Corregedoria para o biênio 2017-2018 – 10h

  5. Juiz Cleofas Coelho – Presidente da AMARN – Financiamento para investimentos no Judiciário potiguar- 10h30

  6. Intervalo 10 Min.

  7. Apresentação da UFRN – Análise retrospectiva e prospectiva da demanda processual e classificação de comarcas do TJRN (Professores Francisco de Assis Medeiros da Silva e Eduardo Henrique Silveira de Araújo) – 11h

Secretarias apresentam iniciativas

Na parte da tarde, a partir das 14h30, as Secretarias Geral, de Administração, Gestão Estratégica e a de Tecnologia da Informação apresentarão as iniciativas em curso como as visitas às comarcas para levantamento das necessidades de materiais, serviços, equipamentos e controle patrimonial. Iniciativa que pretende atender com maior agilidade às demandas de magistrados e servidores. Esta primeira parte terá à frente das explanações o secretário geral Luiz Mariz e a secretária de Administração, Flavianne Pontes.

A juíza Patrícia Gondim vai abordar tema referentes ao Núcleo de Governança Estratégica e seu principais projetos em desenvolvimento nas áreas de Perícia, Contadoria Judicial, Calculadora e Núcleo de Apoio à Jurisdição. A apresentação será iniciada às 15h.

Na sequência, a secretária de Gestão Estratégica Maristela Freire vai falar sobre o Projeto GPS-Jus e o módulo de produtividade mensal.

Os investimentos do TJRN na área de informática serão abordados pelo titular da Setic, Gerânio Gomes, com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos sistemas de consulta de processos, peticionamento virtual de ações por advogados, e no trabalho diário de magistrados e servidores. A palestra encerra o dia de atividades.

Fonte: TJRN

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!